dezembro 29, 2015

CAE - Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

Peça de Teatro "Nome Próprio", com José Pedro Gomes, Aldo Lima, Ana Brito e Cunha, Francisco Menezes e Joana Brandão

30 de Janeiro | 21h30 | Entrada: 12,50 euros

Se as brincadeiras, mesmo as que nos parecem mais inocentes, não tivessem consequências, “Nome Próprio” não faria sentido. Mas faz, e muito.

“Nome Próprio” é um espetáculo sobre os não-ditos, as expetativas e as imagens que projetamos nos nossos amigos.

Num jantar, que tinha tudo para dar certo, um equívoco serve de pretexto para que a máscara de cada uma das personagens caia. E é quando se observam, olhos nos olhos, que a verdadeira amizade que os une é posta em prova, num belíssimo texto que só é possível encontrar na alta comédia.

Uma reflexão sobre os nossos próprios preconceitos ao sabor de muitas gargalhadas, com interpretações de José Pedro Gomes, Aldo Lima, Ana Brito e Cunha, Francisco Menezes e Joana Brandão.

Nota: Não é permitida a entrada de público após o início do espetáculo

Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt

Núcleo Museológico do Sal

Viveiro da Salina Municipal
9 de janeiro | 09h00
1ª "Despesca”


A "despesca" - assim conhecida no mundo do salgado - é uma atividade tradicional praticada há dezenas de anos, pelos proprietários e marnotos das salinas, entre os dias 1 de novembro e 28 de fevereiro, nos viveiros naturais, a maioria, de exploração comunitária.
Os viveiros que abastecem o salgado são alimentados pelas águas do rio que entram pelo cubo (espécie de comporta). Uma vez entrada a água, esta fica retida conforme as necessidades dos marnotos.
A "despesca" é o momento em que essa mesma água é esgotada do viveiro para o canal, ficando o viveiro e o peixe que ele contém a seco. O peixe retido na lama é recolhido por intermédio de redes para, posteriormente, ser leiloado no local. É esta prática que se pretende retomar e apresentar aos participantes que queiram colaborar com os marnotos.



 Público em geral | Atividade sujeita a inscrição prévia: nucleo.sal@cm-figfoz.pt

Barco solidário ruma da Figueira da Foz a Timor-Leste

estaleiros
O ferryboat que está a ser construído na Atlantic Shipbuilding (antigos Estaleiros Navais do Mondego) vai fazer a sua viagem inaugural com uma carga solidária. Fernando Rego, que cumpriu o serviço militar na antiga colónia portuguesa, amigo de D. Ximenes Belo desde os tempos em que o Prémio Nobel da Paz era “um jovem padre”, reuniu milhares de peças de material escolar para equipar estabelecimentos de ensino timorenses.

Em declarações ao DIÁRIO AS BEIRAS, o benemérito contou que a bordo do navio vão seguir cerca de cinco toneladas de mobiliário, oferecido pelo antigo Colégio de São Pedro de Coimbra, e 15 mil livros novos e folhas de papel, doados por um livreiro.
Fernando Rego, recorde-se, integrou a comitiva timorense liderada pelo bispo emérito de Díli que visitou, na semana passada, os estaleiros.
O mobiliário e material didático foi reunido ao longo de vários anos e têm como destino seis escolas do 1.º ciclo e secundárias da região de Baucau, todas elas tendo D. Ximenes Belo como patrono. “Vivi em Timor quase cinco anos e considero aquele país a minha segunda pátria. Ser solidário com aquele país é a minha causa, a minha dedicação”, declarou este natural de Pereira, Montemor-o-Velho, secretário do bispo timorense.
O barco, destinado ao transporte de pessoas e viaturas, deverá ficar concluído em agosto próximo. Foi encomendado pelo Governo timorense, por 13 milhões de euros, e vai fazer ligações marítimas entre as ilhas e alguns países vizinhos. A viagem entre a Figueira da Foz e Timor-Leste dura cerca de um mês.

dezembro 23, 2015

Caminhada Noturna Serra da Boa Viagem da Figueira da Foz 01-01-2016 pelas 21H

A autarquia, numa parceria com a Associação Trilhos da Boa Viagem, volta a promover uma caminhada nocturna no primeiro dia do ano, pela Serra da Boa Viagem.
Com partida e chegada junto ao Restaurante Abrigo da Montanha, durante cerca de 2 horas e aproximadamente 5,5 Km os participantes vão poder explorar o coração da Serra da Boa Viagem.
Esta actividade é gratuita e para todas as idades, mas sujeita a inscrição prévia, até ao dia 28 de dezembro.
Para esclarecimentos, enviar email para: figueiraturismo@cm-figfoz.pt

27ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz

Assiste à 27ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz

Assista à 27ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz, dia 25 de dezembro, de manhã, na TVI.


Veja Aqui o vídeo de divulgação Making Of "27ª Gala Internacional dos Pequenos Cantores da Figueira da Foz:

https://www.facebook.com/194074197293917/videos/1094135343954460/?theater


dezembro 22, 2015

Biblioteca Municipal Figueira da Foz

ABÉBEZAR: teatro e música para bebés dos 10-18 meses dinamizado por Emanuel Rodrigues  16 de janeiro 16h00 



Atividade sujeita a inscrição prévia: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt ou 233402840

Biblioteca Municipal Figueira da Foz

 Reabertura da Sala Infanto-Juvenil | 9 de janeiro | 15h30





Biblioteca Municipal da Figueira da Foz

Informamos todos os utilizadores da Biblioteca Municipal Figueira da Foz e ao público em geral que a biblioteca se encontrará encerrada no período do Natal nos dias 24 e 26 de dezembro e no Fim de Ano nos dias 31 de dezembro e 2 de janeiro.
Reabre no dia 4 de janeiro de 2016, em horário normal.

dezembro 17, 2015

CAE - Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

Grande Concerto de Ano Novo - CAE


The Johann Strauss Orchestra e Strauss Festival Dance Ensemble
10 de Janeiro 18h00
The Johann Strauss Orchestra apresenta o Grande Concerto de Ano Novo, a tournée mais famosa da Europa. Esta prestigiada formação é composta por cerca de trinta músicos que levam por toda a Europa a essência da música de Strauss.

O programa do concerto junta as versões originais das valsas, polcas e marchas mais conhecidas da família Strauss, entre as quais não faltarão títulos tão célebres como “O Danúbio Azul”, a “Valsa do Imperador” ou a “Marcha de Radetzky”. Os músicos captam de forma perfeita a elegância e o espírito festivo que caracterizam essas partituras e transmitem a sua paixão ao público.

Em conjunto com a orquestra, o ballet do Strauss Festival Dance Ensemble, com figurinos da época de Sissi, dará vida à música, devolvendo assim uma parte essencial às composições que foram concebidas precisamente para serem bailadas.

Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt
 
Entrada: 24,00 e 28,00 euros

Concertos de Natal 2015

O terceiro concerto pelo Grupo Coral David de Sousa, decorrerá na Igreja Paroquial de São Martinho na  freguesia de Tavarede, sexta,  dia 18 de Dezembro, pelas 21H30.

De referir que termina assim na Igreja Paroquial de Tavarede, o périplo dos Concertos de Natal pelas Igrejas Paroquiais do concelho iniciado em dezembro de 2010, em Tavarede.

dezembro 16, 2015

COMUNIDADE DE LEITORES - Biblioteca Municipal Figueira da Foz

         COMUNIDADE DE LEITORES 
Sábado, 19 de dezembro | 15h00 | Sala Figueirense

A Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz informa que o livro selecionado para leitura no mês de dezembro é o título "FUNDAÇÃO", primeiro livro da trilogia com o mesmo nome da autoria de ISAAC AZIMOV.
O próximo encontro realiza-se a 19 de dezembro, sábado, pelas 15H00, na Biblioteca Municipal.

A figueirense Conceição Ruivo

Expõe na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa
Conceição Ruivo, presidente da Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa, estará em Lisboa no próximo dia 17, pelas 18h00, na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, para inaugurar a exposição intitulada «Salão Convívio dos Artistas/Sócios», patente ao público até dia 14 de janeiro de 2016.
A artista participa com a obra intitulada «Sardinha portuguesa», com imagem do Relógio da Figueira.
Já à noite, pelas 21h00 estará a inaugurar mais uma exposição colectiva levada a efeito pela IMARGEM – associação a que pertence desde a sua fundação em Almada, cidade onde residiu e deu aulas durante cerca de vinte anos. A obra apresentada denomina-se ER-27, em homenagem a seu filho, músico a residir na Hungria.

dezembro 15, 2015

Concerto Comemorativo do Dia do Porto da Figueira da Foz 19 de dezembro 21h30 CAE


O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta, dia 19 de dezembro, pelas 21h30, “Pop the Lyric’s”, um Concerto Comemorativo do Dia do Porto da Figueira da Foz cuja receita reverte a favor das famílias das vítimas do naufrágio “Olívia Ribau”.
Participação de: Sara Ribeiro I Sérgio Lucas I Miguel Rodrigues I Nathalie Gal
Convidados: João Só I Tenor Luís Pinto I Saxofonista Artur Mendes I Estudantina Feminina da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra
Direção Musical: Luís Rodrigues I Guitarra – Luís Sousa I Violinos – Daniel Miguéis e Dulce Félix I Bateria – Luís Filipe I Viola-d’arco – Susana Magalhães I Violoncelo – Ana Domingas I Flauta – Carina Sousa I Baixo – Miguel Duarte
Produção: Frontkom, Soluções Globais de Comunicação – Live Concerts | Coprodução: Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz
                                                                                           
Entrada: 6,00 euros
Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt


dezembro 14, 2015

COMUNIDADE DE LEITORES - Biblioteca Municipal Figueira da Foz

COMUNIDADE DE LEITORES Sábado, 19 de dezembro 15h00  na Sala Figueirense

A Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz informa que o livro selecionado para leitura no mês de dezembro é o título "FUNDAÇÃO", primeiro livro da trilogia com o mesmo nome da autoria de ISAAC AZIMOV.

Apresentação de Livro - Poemas do Conta-Gotas

Convite para um pequeno espetáculo  e apresentação de Livro com ilustraçõoes da figueirense Ana Biscaia no Teatro da Cerca de São Bernardo no dia 17 de Dezembro pelas 21.30

Concerto de Natal - Maiorca

Associação Musical UNIÃO FILARMÓNICA MAIORQUENSE-UFM, vai realizar um  CONCERTO DE NATAL, no  dia 19 de dezembro, pelas 21H30, na Igreja Paroquial do Santíssimo Salvador, em Maiorca.

dezembro 10, 2015

Núcleo Museológico do Sal - Apresentação de Livro

O Núcleo Museológico do Sal acolhe no próximo sábado, 12 de dezembro, pelas 15h00, a apresentação do livro  " MACROALGAS MARINHAS DA COSTA PORTUGUESA  -biodiversidade, ecologia, aplicações",  da autoria dos biológos Leonel Pereira e Fernando Correia, e que em 2012 ganhou o Prémio do Mar Rei D. Carlos.
 
O livro, que será apresentado pelo Prof. Doutor Leonel Pereira, "dá atenção  a vários aspectos do mundo das algas. Desde o que são, como se reproduzem, como se faz um algário, até às suas principais utilizações, nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentar " . MACROALGAS MARINHAS DA COSTA PORTUGUESA  -biodiversidade, ecologia, aplicações", é  um livro com muito "conteúdo científico, mas numa linguagem acessível, para que as pessoas possam entender” e que contém "ilustrações de cerca de 100 espécies de algas. Tem também "um guia iconográfico com as nossas algas. Se se for passear para a orla costeira, através das descrições na obra, pode-se identificar as espécies."

No final da apresentação decorrerá uma degustação de arroz com algas, cortesia da Casa do Sal.  

Mam'Africa

Mam'Africa é um  espetáculo solidário itinerante de apoio à causa humanitária Banco de Leite para São Tomé e Príncipe. Um elenco de 80 crianças e jovens, que nos leva ao continente africano, recheado de várias representações artísticas que envolvem a dança, teatro e a música ao vivo.
Um espetáculo multifacetado nas vertentes artísticas da dança, teatro físico e musical, música e artes plásticas onde é abordada a génese da vida através dos quatro elementos: ar, fogo, terra, água, que em conflituosa / harmoniosa interação, são responsáveis pela origem do Homem tal como o conhecemos.

A passagem por África, pelas suas sonoridades, pela sua etnografia, pela sua palete colorida é inevitável. O elenco é composto por cerca de 80 alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 23 anos."

O custo do bilhete de ingresso é de 10  € (no caso de aquisição de 2 bilhetes é ofertado o terceiro).

Sessão de Colheita de Sangue do CSTC |14 DEZ | Assembleia Figueirense

O Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra do Instituto Português do Sangue e Transplantação, IP já tem um Posto Avançado na Figueira da Foz.

Se tem entre 18 e 65 anos de idade, 50 Kg ou mais, tem hábitos de vida saudável e não tem problemas de saúde, agora é mais fácil dar sangue!

Todas as segundas 2.ªs feiras do mês, das 09h00 às 13h00, são realizadas sessões de colheitas na Assembleia Figueirense.

A próxima sessão é já no dia 14 de dezembro de 2015.

Participe! Dar sangue é salvar vidas!

dezembro 09, 2015

5AS DE LEITURA - Encontro com o escritor GONÇALO M. TAVARES


10 de dezembro  21h30 Entrada livre Biblioteca Municipal Figueira da Foz


A sessão de dezembro das «5as de Leitura» vai contar a presença do escritor Gonçalo M. Tavares, que virá apresentar o seu mais recente trabalho literário “O Torcicologologista, Excelência”. Um “livro de ficção, irónico, capaz de fazer soltar uma gargalhada, mas também duro, composto de duas partes bem distintas. A primeira, onde o desencanto se cruza com um humor corrosivo, é composta de diálogos ficcionais, uma espécie de diálogos socráticos, entre duas personagens, os Excelências, criadas e desenvolvidas durante anos por Gonçalo M. Tavares nas páginas do Diário de Notícias.”

A segunda parte “remete para a agitação da cidade, para os pequenos gestos e as grandes tragédias dos humanos que lá vivem. Uma tragédia acelerada em que o zoom súbito e o rápido olhar sobre os humanos coloca em primeiro plano uma personagem colectiva: a cidade - a cidade moderna, com as suas doenças, as suas obsessões e, por vezes, a sua esperança.”

Nesta sessão das «5as de Leitura» literatura e teatro irão andar de braço dado. O Pateo das Galinhas – Teatro de Bico, irá realizar leituras encenadas de excertos de “O Torcicologologista, Excelência”.

What's On - Figueira da Foz


dezembro 04, 2015

Concertos de Natal

À semelhança do efetuado em anos anteriores, a Câmara Municipal da Figueira da Foz pretende assinalar a época Natalícia com a realização de Concertos de Natal, nas Igrejas Paroquiais do concelho, visando promover valores de paz e amizade através da linguagem universal que é a música.


O primeiro concerto pelo Coro de Câmara Canticus Camerae da Assembleia Figueirense, decorrerá na Igreja Paroquial de Nossa Sr.ª dos Remédios, na  freguesia de Bom Sucesso, hoje dia 4 de Dezembro, pelas 21H00.

Teatro ao Luar - Casino da Figueira

 Associação das Colectividades do Concelho da Figueira da Fozleva à cena pelo TARF-Grupo de Teatro Amador de Ribeira de FradesREVISTA À RIBEIRINHA”, no dia 7 de dezembro, pelas 22H00, no Casino da Figueira.


dezembro 03, 2015

LANÇAMENTO DO LIVRO - Biblioteca Municipal da Figueira da Foz

No dia 5 de dezembro, pelas 18h00, o LANÇAMENTO DO LIVRO  "PESSOA E DEUS: ANTOLOGIA DE ESPIRITUALIDADE PESSOANA", da autoria de João Cruz.

"A apresentação da obra estará a cargo do Vereador da Cultura, Dr. António Tavares, e será seguida de uma intervenção cénica pelo Pateo das Galinhas - Teatro de Bico. 
O Deus de "Pessoa e Deus: Antologia de espiritualidade pessoana", (...) não é o Criador da tradição judaico-cristã – imagem de que o autor se foi distanciando com a idade (os primeiros poemas juvenis ainda contêm muito desse imaginário, sobretudo relacionado com o Catolicismo popular). É antes um símbolo, um arquétipo. Poderia perfeitamente ser “Pessoa e os Deuses”, mas Deus aqui assume o papel de um estado de consciência espiritual a que os homens atribuem múltiplos nomes. E o Deus deste livro é o nome agregador de todos esses nomes. Deus é o universo do religioso e do místico, a representação última da irreprimível (re)ligação humana ao mistério. Ao divino.»
O autor, João Paulo Cruz, nasceu em 1968 em Coimbra. Auto define-se como "jornalista não praticante, escritor em processo, editor, redator, agnóstico, revisor, biógrafo, perpétuo estudante de Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pai, cozinheiro, permacultor, leitor compulsivo, espetador atento do mundo e dos outros, auto-didata."

Passagem de Ano na Figueira da Foz



dezembro 02, 2015

Animar : Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local

O que é a Animar?
"Uma rede em prol da cidadania activa, da valorização das culturas e do desenvolvimento integrado dos territórios"


  


NOITE DE SONS E SABORES DE NATAL - Paião

A Sociedade Filarmónica Paionense, vai realizar um espetáculo NOITE DE SONS E SABORES DE NATAL, no  dia 12 de dezembro, pelas 21H00, na sede da coletividade, no Paião.
O evento conta com a participação do Coro Polifónico da Associação Filarmónica União Verridense e  dos seguintes grupos da coletividade anfitriã:  a Escola de Dança, o Encontro de Saxofones e do Grupo Viva Voz.