setembro 26, 2018

O Livro do Mês - Biblioteca Municipal da Figueira da Foz

A escritora CLARA CUNHA no projeto - A BIBLIOTECA VAI À ESCOLA - Figueira da Foz

Autora de diversos livros infantis, dos quais o título O CUQUEDO será sempre uma referência para os mais pequenos, a escritora CLARA CUNHA estará na Figueira da Foz no próximo dia 28 de setembro, sexta feira, para visitar o Jardim de Infância de Buarcos e o Jardim de Infância CEP Fontela - APPACDM.

A convite do projeto municipal de promoção da leitura A BIBLIOTECA VAI À ESCOLA

setembro 19, 2018

Semana Europeia da Mobilidade - Figueira da Foz

O município da Figueira da Foz assinala, com diversas iniciativas, a Semana Europeia da Mobilidade.

Dia 21 de setembro, às 10h00, no âmbito do Projecto «Ciclismo Vai à Escola», a autarquia entrega bicicletas às escolas EB 2.º e 3.ª ciclos Dr. João de Barros e Infante D. Pedro (ambas na freguesia de Buarcos e S. Julião), Dr. Pedrosa Veríssimo (Paião) e Pintor Mário Augusto (Alhadas) como forma de sensibilizar a comunidade escolar para a prática do ciclismo.

Trata-se de um projecto promovido pela Federação Portuguesa de Cicilismo através de protocolo com a Câmara Municipal da Figueira da Foz.


Ainda neste dia, às 21h00, acontece uma caminhada nocturna na Serra da Boa Viagem.
Para dia 22 de setembro, a partir das 10h30 no Jardim Municipal, acontecem várias iniciativas, como exposição de veículos ecológicos, actividade de segurança e prevenção rodoviária, «pegada ecológica», feira de trocas, exposição de bicicletas, workshop e, das 13 às 14h30, a encerrar o programa, um almoço-convívio.
Ao longo do programa da Semana Europeia da Mobilidade irão ser dados a conhecer os postos de carregamentos para veículos eléctricos, ciclovias, redes cicláveis e pontos turísticos.


5as de Leitura - Alice Vieira na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz

Esta quinta-feira, 20 de setembro, pelas 21h30, abre mais uma temporada das 5as de Leitura.
Biblioteca Municipal da Figueira da Foz

A CIAMBRA, um filme de Jonas Carpignano CAE - Centro de Artes e Espectaculos

SEXTA-FEIRA | 21 de SETEMBRO | 21H30 | ENTRADA: 4,00 euros
Numa pequena comunidade de ciganos em Calabria, Pio Amato está desesperado para crescer rapidamente. Aos 14 anos, ele bebe, fuma, e é um dos poucos a deslizar facilmente entre fações na sua região – os habitantes locais italianos, os refugiados africanos e os ciganos como ele. Pio segue o seu irmão Cosimo para todo o lado, com quem aprende as competências necessárias para viver nas ruas de Calabria. Quando Cosimo desaparece e tudo começa a correr mal, Pio faz os impossíveis para provar que está pronto a encarnar o papel do seu irmão mais velho…
Realização: Jonas Carpignano
Intérpretes: Pio Amato, Koudous Seihon, Damiano Amato
Origem: Itália, 2017
Género: Drama
Duração: 1h58
M 14 anos

Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt
Trailer: https://vimeo.com/281791933

setembro 12, 2018

O APOCALIPSE Segundo Fernando Pessoa e Ofélia Queirós


SEXTA-FEIRA | 14 de SETEMBRO | 22H00 | Entrada: 10,00 euros

Este espetáculo reúne várias artes – literatura, teatro, música, canto e dança – em torno da ideia do reencontro de Fernando Pessoa e Ofélia Queirós no Cais das Colunas, num plano intemporal e visionário muito ligado ao imaginário de Lisboa, do Tejo e do Atlântico. Num modelo inspirado no Apocalipse segundo São João, Ofélia revela a Pessoa a verdade fundamental sobre o sentido do seu encontro e do amor e obtém o reconhecimento do Pessoa ortónimo e dos seus vários heterónimos. A obra dá voz a passagens e momentos capitais da vida e obra de Pessoa e recria o episódio da Ilha dos Amores, de Luís de Camões, em torno de Pessoa e Ofélia.

O projeto, encenado por Miguel Babo e escrito por Paulo Borges, professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, autor de vários livros sobre Fernando Pessoa, estende o convite a uma equipa de artistas multidisciplinares.

Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt

"Poderá Portugal lançar o primeiro astronauta?"


Lançando a questão para o espaço do Hotel Mercure, o Rotary Club da Figueira da Foz faz «descolar» uma palestra que tem em Rui Curado Silva o orador convidado para todo um universo de esclarecimentos, perguntas e respostas em torno da investigação e participação da comunidade científica portuguesa na nova era de exploração espacial.

Rui Curado é licenciado em Engenharia Física pela Universidade de Coimbra, doutorado em Física pela Universidade Louis Pasteur, Estrasburgo (França), tem participado em várias propostas de missões espaciais da ESA, em particular a missão XIPE pré-selecionada no concurso de 2015.

Actualmente, integra a equipa da proposta de missão AMEGO da NASA (telescópio para observar o universo no comprimento de onda dos raios gama). É investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Coimbra e coordenador do grupo i-ASTRO (Instrumentação para o Espaço).
A sessão tem lugar no Hotel Mercure amanhã, dia 13 de setembro, a partir das 21h30.

Caminhada nocturna «Figueira Respira Mais»


A Associação Trilhos da Boa Viagem e os parceiros do projecto «Figueira Respira Mais» promovem a caminhada nocturna «Figueira Respira Mais» que terá lugar dia 21 de setembro, a partir das 21h00, com saída da sede da associação (antiga Escola da Serra da Boa Viagem).

O percurso tem uma duração máxima de 2 horas e um grau de dificuldade fácil.
Aconselha-se o uso de calçado e roupa adequados para esta actividade que inclui partes do percurso em terra batida, lanterna para auxiliar no percurso e água.
«Figueira Respira Mais» é um projecto que tem por objectivo a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos doentes respiratórios crónicos, em particular aos doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).


As inscrições, gratuitas, podem fazer-se até dia 20 pelo endereço

 https://goo.gl/t4Pdzb.

«O Principezinho» No Auditório Municipal - Figueira da Foz

O auditório municipal acolhe, dia 25 de setembro, pelas 10h30 e 14h00, a Companhia de
O espectáculo é dirigido ao público escolar, pelo que os estabelecimentos de ensino interessados em assistir deverão contactar a «ADN de Palco» através do 910031365 e 967236518 ou do endereço electrónico: adndepalco@outlook.pt
A personagem central deste musical é “ um piloto com um avião avariado no deserto do Sahara, que tenta reparar os danos causados no seu aparelho. Contudo, os seus esforços são interrompidos devido à aparição de um pequeno príncipe, que lhe pede para desenhar uma ovelha. O piloto não se atreveu a desobedecer e, pegou num pedaço de papel e numa caneta e realizou o seu pedido.
O diálogo entre os dois expande a imaginação do Piloto para todo o género de infantis e surpreendentes direcções. «O Principezinho» conta então a sua viagem com as aves pelo universo, indo de planeta em planeta até finalmente chegar ao planeta Terra.“

Teatro

«ADN de palco», que irá apresentar «O Principezinho», um musical baseado na obra de Antoine Saint- Euxupery, adaptada e encenada por Teresa Lima e Filipe Roxo.

setembro 10, 2018

Beatriz Pessoa - CAE - Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz - Café Concerto | After Movie


Sexta-feira, 19 de Outubro às 23:00

Carapau em aulas de culinária no Mercado Municipal


Dia 15 de Setembro, às 10h00, no Mercado Municipal, 12 pessoas poderão, durante uma hora e meia, aprender a confeccionar receitas à base de carapau fresco e de conserva, numa iniciativa destinada a valorizar o pescado nacional.
A iniciativa, apoiada pelo Município da Figueira da Foz, insere-se na acção «Promoção do Pescado Nacional – Campanha do Carapau», promovida pela Docapesca – Portos e Lotas, SA.
A empresa, do sector empresarial do Estado, efectua o serviço público da prestação de serviços de primeira venda de pescado, assegurando o funcionamento das lotas e constituindo-se como parceiro activo do sector da pesca e aquicultura. 

A iniciativa é gratuita mas carece de inscrição, que pode ser efectuada para o e-mail mercado.municipal@cm-figfoz.pt ou para o número de telemóvel 967 594 201.

setembro 07, 2018

CAFÉ CONCERTO | AFTER MOVIE.

Hoje pelas 23H00, é a vez de MATHILDA, uma das revelações da música nacional de 2018, marcar presença no CAFÉ CONCERTO | AFTER MOVIE.
Embrenhada nas raízes da família Planalto Records, a cantautora, nascida em Guimarães em 2000, vai percorrendo o seu caminho pacífico, segura da voz, do vigor, da fantasia e da inocência tão própria dos jovens. Acompanhada ora por um ukulele, ora por uma guitarra elétrica, ao vivo faz-se acompanhar por Diogo Alves Pinto, mais conhecido pela sua one-man band Gobi Bear, que desenvolve arranjos com percussões e guitarra. 


Jardim Interior | ENTRADA LIVRE

HOJE, SEXTA-FEIRA, 7 de SETEMBRO, regressam as sessões de CINEMA seguidas de CAFÉ CONCERTO | AFTER MOVIE, no Jardim Interior.

Pelas 21H30, é exibido, no Pequeno Auditório, o filme O CARTEIRISTA, realizado em 1959 por
ROBERT BRESSON. 
Uma exibição em VERSÃO RESTAURADA que se insere no âmbito do extenso ciclo dedicado aos grandes realizadores do cinema francês dos anos 30, 40 e 50 que a Leopardo Filmes está a apresentar.

Pequeno Auditório | Entrada: 4,00 euros

O APOCALIPSE Segundo Fernando Pessoa e Ofélia Queirós


14 de SETEMBRO | 22H00 | Entrada: 10,00 euros

Este espetáculo reúne várias artes – literatura, teatro, música, canto e dança – em torno da ideia do reencontro de Fernando Pessoa e Ofélia Queirós no Cais das Colunas, num plano intemporal e visionário muito ligado ao imaginário de Lisboa, do Tejo e do Atlântico. Num modelo inspirado no Apocalipse segundo São João, Ofélia revela a Pessoa a verdade fundamental sobre o sentido do seu encontro e do amor e obtém o reconhecimento do Pessoa ortónimo e dos seus vários heterónimos. A obra dá voz a passagens e momentos capitais da vida e obra de Pessoa e recria o episódio da Ilha dos Amores, de Luís de Camões, em torno de Pessoa e Ofélia.

O projeto, encenado por Miguel Babo e escrito por Paulo Borges, professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, autor de vários livros sobre Fernando Pessoa, estende o convite a uma equipa de artistas multidisciplinares.

Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt

ORQUESTRAE BANDA FILARMÓNICA MAIORQUENSE com RITA GUERRA



DOMINGO | 16 de SETEMBRO | 16h00 | ENTRADA: 10,00 euros
 


ORQUESTRAE é uma iniciativa da Câmara Municipal da Figueira da Foz, em parceria com todas as Bandas Filarmónicas do concelho, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento artístico e técnico das Bandas Filarmónicas, proporcionando-lhes novas experiências musicais com artistas de destaque no meio musical português.

O concerto inaugural desta 1ª edição, no dia 16 de setembro, está a cargo da BANDA FILARMÓNICA MAIORQUENSE e terá como convidada RITA GUERRA.

A Associação Musical União Filarmónica Maiorquense, fundada em 1848, é a segunda mais antiga do concelho da Figueira da Foz e uma das mais antigas do país. Conta com um efetivo de 50 elementos e tem uma Escola de Música em pleno funcionamento. A banda é dirigida pelo maestro Bruno Miguel Cavaleiro.

RITA GUERRA é unanimemente considerada uma das maiores intérpretes nacionais que esgota as salas por onde passa. Em 2015, 32 anos passados desde que cantou profissionalmente pela primeira vez, resolve fazer um resumo de carreira e edita “No Meu Canto – O Melhor de Rita Guerra”, que serve de base à TOUR 30 Anos.

Neste primeiro concerto do ORQUESTRAE, à voz única de RITA GUERRA junta-se a mestria dos músicos da BANDA FILARMÓNICA MAIORQUENSE, num espetáculo único, absolutamente a não perder.

Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt

CONCERTO com a BANDA SINFÓNICA PORTUGUESA

23 de SETEMBRO | 16h00 | ENTRADA: 10,00 euros

 Com sede na cidade do Porto, a BANDA SINFÓNICA PORTUGUESA (BSP) teve o seu concerto de apresentação no dia 1 de janeiro de 2005 no Rivoli, Teatro Municipal do Porto, onde também gravou o seu primeiro CD. Desde então, a Banda tem vindo a gravar regularmente trabalhos discográficos. A partir de janeiro de 2007, é convidada pela Fundação Casa da Música a apresentar-se regularmente na Sala Suggia, onde tem vindo a interpretar um conjunto de obras originais de compositores portugueses e estrangeiros.
Em março de 2014, a BSP realizou a sua primeira tournée intercontinental pela China, realizando 5 concertos em várias cidades. Participou em julho de 2017 na qualidade de orquestra de referência no panorama internacional, no 18º Festival do World Music Contest, em Kerkrade, e na 17ª Conferência Mundial da World Association for Symphonic Bands and Ensembles, em Utrecht.