outubro 23, 2018

NOITE DOS ESQUELETOS - Museu Municipal Santos Rocha - 31 de OUT | 18 às 24h00

Inspirada na tradição anglo-saxónica do Halloween, a Noite dos Esqueletos é mais que uma simples noite em que homens, mulheres e crianças se mascaram de seres imaginários, fantasmagóricos e aterradores que brincam às doçuras e travessuras. É...

MATINÉS DO CAE Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

O MEU TIO, um filme de JACQUES TATI

24 de OUTUBRO | 14h30 | Pequeno Auditório

Os grandes filmes regressam à Figueira nas MATINÉS DO CAE, um projeto em parceria com a Medeia Filmes, destinado a jovens entre os 12 e os 18 anos.

O primeiro ciclo temático é dedicado aos GRANDES CLÁSSICOS DO CINEMA, e na próxima QUARTA-FEIRA, dia 24 de OUTUBRO será exibido o filme O MEU TIO, de JACQUES TATI.

Sinopse: O senhor e a senhora Arpel têm uma casa moderna num quarteirão asséptico. Eles têm tudo, conseguiram tudo, na casa deles é tudo novo: o jardim é novo, a casa é nova, os livros são novos. Neste universo tão confortável, tão clean, tão hich-tech, tão bem programado, o humor, os jogos e a sorte não têm lugar. E o filho Gérard aborrece-se de morte. É então que irrompe o irmão da senhora, o tio, o Sr. Hulot. Personagem inadaptada, habituada ao seu mundo caloroso, vai, para delírio do sobrinho, virar tudo de pernas para o ar.

Realização: Jacques Tati
Intérpretes: Jacques Tati, Dominique Marie, Jean Pierre Zola
Género: Comédia
Origem: França, 1958
Duração: 1h51
M 6 anos

Jovens dos 12 aos 18 anos: ENTRADA GRATUITA (mediante levantamento de convite na bilheteira do CAE, até 15 minutos antes do início de cada sessão)

Público em Geral: 2,00 euros

setembro 26, 2018

O Livro do Mês - Biblioteca Municipal da Figueira da Foz

A escritora CLARA CUNHA no projeto - A BIBLIOTECA VAI À ESCOLA - Figueira da Foz

Autora de diversos livros infantis, dos quais o título O CUQUEDO será sempre uma referência para os mais pequenos, a escritora CLARA CUNHA estará na Figueira da Foz no próximo dia 28 de setembro, sexta feira, para visitar o Jardim de Infância de Buarcos e o Jardim de Infância CEP Fontela - APPACDM.

A convite do projeto municipal de promoção da leitura A BIBLIOTECA VAI À ESCOLA

setembro 19, 2018

Semana Europeia da Mobilidade - Figueira da Foz

O município da Figueira da Foz assinala, com diversas iniciativas, a Semana Europeia da Mobilidade.

Dia 21 de setembro, às 10h00, no âmbito do Projecto «Ciclismo Vai à Escola», a autarquia entrega bicicletas às escolas EB 2.º e 3.ª ciclos Dr. João de Barros e Infante D. Pedro (ambas na freguesia de Buarcos e S. Julião), Dr. Pedrosa Veríssimo (Paião) e Pintor Mário Augusto (Alhadas) como forma de sensibilizar a comunidade escolar para a prática do ciclismo.

Trata-se de um projecto promovido pela Federação Portuguesa de Cicilismo através de protocolo com a Câmara Municipal da Figueira da Foz.


Ainda neste dia, às 21h00, acontece uma caminhada nocturna na Serra da Boa Viagem.
Para dia 22 de setembro, a partir das 10h30 no Jardim Municipal, acontecem várias iniciativas, como exposição de veículos ecológicos, actividade de segurança e prevenção rodoviária, «pegada ecológica», feira de trocas, exposição de bicicletas, workshop e, das 13 às 14h30, a encerrar o programa, um almoço-convívio.
Ao longo do programa da Semana Europeia da Mobilidade irão ser dados a conhecer os postos de carregamentos para veículos eléctricos, ciclovias, redes cicláveis e pontos turísticos.


5as de Leitura - Alice Vieira na Biblioteca Municipal da Figueira da Foz

Esta quinta-feira, 20 de setembro, pelas 21h30, abre mais uma temporada das 5as de Leitura.
Biblioteca Municipal da Figueira da Foz

A CIAMBRA, um filme de Jonas Carpignano CAE - Centro de Artes e Espectaculos

SEXTA-FEIRA | 21 de SETEMBRO | 21H30 | ENTRADA: 4,00 euros
Numa pequena comunidade de ciganos em Calabria, Pio Amato está desesperado para crescer rapidamente. Aos 14 anos, ele bebe, fuma, e é um dos poucos a deslizar facilmente entre fações na sua região – os habitantes locais italianos, os refugiados africanos e os ciganos como ele. Pio segue o seu irmão Cosimo para todo o lado, com quem aprende as competências necessárias para viver nas ruas de Calabria. Quando Cosimo desaparece e tudo começa a correr mal, Pio faz os impossíveis para provar que está pronto a encarnar o papel do seu irmão mais velho…
Realização: Jonas Carpignano
Intérpretes: Pio Amato, Koudous Seihon, Damiano Amato
Origem: Itália, 2017
Género: Drama
Duração: 1h58
M 14 anos

Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt
Trailer: https://vimeo.com/281791933

setembro 12, 2018

O APOCALIPSE Segundo Fernando Pessoa e Ofélia Queirós


SEXTA-FEIRA | 14 de SETEMBRO | 22H00 | Entrada: 10,00 euros

Este espetáculo reúne várias artes – literatura, teatro, música, canto e dança – em torno da ideia do reencontro de Fernando Pessoa e Ofélia Queirós no Cais das Colunas, num plano intemporal e visionário muito ligado ao imaginário de Lisboa, do Tejo e do Atlântico. Num modelo inspirado no Apocalipse segundo São João, Ofélia revela a Pessoa a verdade fundamental sobre o sentido do seu encontro e do amor e obtém o reconhecimento do Pessoa ortónimo e dos seus vários heterónimos. A obra dá voz a passagens e momentos capitais da vida e obra de Pessoa e recria o episódio da Ilha dos Amores, de Luís de Camões, em torno de Pessoa e Ofélia.

O projeto, encenado por Miguel Babo e escrito por Paulo Borges, professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, autor de vários livros sobre Fernando Pessoa, estende o convite a uma equipa de artistas multidisciplinares.

Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt

"Poderá Portugal lançar o primeiro astronauta?"


Lançando a questão para o espaço do Hotel Mercure, o Rotary Club da Figueira da Foz faz «descolar» uma palestra que tem em Rui Curado Silva o orador convidado para todo um universo de esclarecimentos, perguntas e respostas em torno da investigação e participação da comunidade científica portuguesa na nova era de exploração espacial.

Rui Curado é licenciado em Engenharia Física pela Universidade de Coimbra, doutorado em Física pela Universidade Louis Pasteur, Estrasburgo (França), tem participado em várias propostas de missões espaciais da ESA, em particular a missão XIPE pré-selecionada no concurso de 2015.

Actualmente, integra a equipa da proposta de missão AMEGO da NASA (telescópio para observar o universo no comprimento de onda dos raios gama). É investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Coimbra e coordenador do grupo i-ASTRO (Instrumentação para o Espaço).
A sessão tem lugar no Hotel Mercure amanhã, dia 13 de setembro, a partir das 21h30.

Caminhada nocturna «Figueira Respira Mais»


A Associação Trilhos da Boa Viagem e os parceiros do projecto «Figueira Respira Mais» promovem a caminhada nocturna «Figueira Respira Mais» que terá lugar dia 21 de setembro, a partir das 21h00, com saída da sede da associação (antiga Escola da Serra da Boa Viagem).

O percurso tem uma duração máxima de 2 horas e um grau de dificuldade fácil.
Aconselha-se o uso de calçado e roupa adequados para esta actividade que inclui partes do percurso em terra batida, lanterna para auxiliar no percurso e água.
«Figueira Respira Mais» é um projecto que tem por objectivo a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos doentes respiratórios crónicos, em particular aos doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).


As inscrições, gratuitas, podem fazer-se até dia 20 pelo endereço

 https://goo.gl/t4Pdzb.

«O Principezinho» No Auditório Municipal - Figueira da Foz

O auditório municipal acolhe, dia 25 de setembro, pelas 10h30 e 14h00, a Companhia de
O espectáculo é dirigido ao público escolar, pelo que os estabelecimentos de ensino interessados em assistir deverão contactar a «ADN de Palco» através do 910031365 e 967236518 ou do endereço electrónico: adndepalco@outlook.pt
A personagem central deste musical é “ um piloto com um avião avariado no deserto do Sahara, que tenta reparar os danos causados no seu aparelho. Contudo, os seus esforços são interrompidos devido à aparição de um pequeno príncipe, que lhe pede para desenhar uma ovelha. O piloto não se atreveu a desobedecer e, pegou num pedaço de papel e numa caneta e realizou o seu pedido.
O diálogo entre os dois expande a imaginação do Piloto para todo o género de infantis e surpreendentes direcções. «O Principezinho» conta então a sua viagem com as aves pelo universo, indo de planeta em planeta até finalmente chegar ao planeta Terra.“

Teatro

«ADN de palco», que irá apresentar «O Principezinho», um musical baseado na obra de Antoine Saint- Euxupery, adaptada e encenada por Teresa Lima e Filipe Roxo.

setembro 10, 2018

Beatriz Pessoa - CAE - Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz - Café Concerto | After Movie


Sexta-feira, 19 de Outubro às 23:00

Carapau em aulas de culinária no Mercado Municipal


Dia 15 de Setembro, às 10h00, no Mercado Municipal, 12 pessoas poderão, durante uma hora e meia, aprender a confeccionar receitas à base de carapau fresco e de conserva, numa iniciativa destinada a valorizar o pescado nacional.
A iniciativa, apoiada pelo Município da Figueira da Foz, insere-se na acção «Promoção do Pescado Nacional – Campanha do Carapau», promovida pela Docapesca – Portos e Lotas, SA.
A empresa, do sector empresarial do Estado, efectua o serviço público da prestação de serviços de primeira venda de pescado, assegurando o funcionamento das lotas e constituindo-se como parceiro activo do sector da pesca e aquicultura. 

A iniciativa é gratuita mas carece de inscrição, que pode ser efectuada para o e-mail mercado.municipal@cm-figfoz.pt ou para o número de telemóvel 967 594 201.

setembro 07, 2018

CAFÉ CONCERTO | AFTER MOVIE.

Hoje pelas 23H00, é a vez de MATHILDA, uma das revelações da música nacional de 2018, marcar presença no CAFÉ CONCERTO | AFTER MOVIE.
Embrenhada nas raízes da família Planalto Records, a cantautora, nascida em Guimarães em 2000, vai percorrendo o seu caminho pacífico, segura da voz, do vigor, da fantasia e da inocência tão própria dos jovens. Acompanhada ora por um ukulele, ora por uma guitarra elétrica, ao vivo faz-se acompanhar por Diogo Alves Pinto, mais conhecido pela sua one-man band Gobi Bear, que desenvolve arranjos com percussões e guitarra. 


Jardim Interior | ENTRADA LIVRE

HOJE, SEXTA-FEIRA, 7 de SETEMBRO, regressam as sessões de CINEMA seguidas de CAFÉ CONCERTO | AFTER MOVIE, no Jardim Interior.

Pelas 21H30, é exibido, no Pequeno Auditório, o filme O CARTEIRISTA, realizado em 1959 por
ROBERT BRESSON. 
Uma exibição em VERSÃO RESTAURADA que se insere no âmbito do extenso ciclo dedicado aos grandes realizadores do cinema francês dos anos 30, 40 e 50 que a Leopardo Filmes está a apresentar.

Pequeno Auditório | Entrada: 4,00 euros

O APOCALIPSE Segundo Fernando Pessoa e Ofélia Queirós


14 de SETEMBRO | 22H00 | Entrada: 10,00 euros

Este espetáculo reúne várias artes – literatura, teatro, música, canto e dança – em torno da ideia do reencontro de Fernando Pessoa e Ofélia Queirós no Cais das Colunas, num plano intemporal e visionário muito ligado ao imaginário de Lisboa, do Tejo e do Atlântico. Num modelo inspirado no Apocalipse segundo São João, Ofélia revela a Pessoa a verdade fundamental sobre o sentido do seu encontro e do amor e obtém o reconhecimento do Pessoa ortónimo e dos seus vários heterónimos. A obra dá voz a passagens e momentos capitais da vida e obra de Pessoa e recria o episódio da Ilha dos Amores, de Luís de Camões, em torno de Pessoa e Ofélia.

O projeto, encenado por Miguel Babo e escrito por Paulo Borges, professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, autor de vários livros sobre Fernando Pessoa, estende o convite a uma equipa de artistas multidisciplinares.

Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt

ORQUESTRAE BANDA FILARMÓNICA MAIORQUENSE com RITA GUERRA



DOMINGO | 16 de SETEMBRO | 16h00 | ENTRADA: 10,00 euros
 


ORQUESTRAE é uma iniciativa da Câmara Municipal da Figueira da Foz, em parceria com todas as Bandas Filarmónicas do concelho, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento artístico e técnico das Bandas Filarmónicas, proporcionando-lhes novas experiências musicais com artistas de destaque no meio musical português.

O concerto inaugural desta 1ª edição, no dia 16 de setembro, está a cargo da BANDA FILARMÓNICA MAIORQUENSE e terá como convidada RITA GUERRA.

A Associação Musical União Filarmónica Maiorquense, fundada em 1848, é a segunda mais antiga do concelho da Figueira da Foz e uma das mais antigas do país. Conta com um efetivo de 50 elementos e tem uma Escola de Música em pleno funcionamento. A banda é dirigida pelo maestro Bruno Miguel Cavaleiro.

RITA GUERRA é unanimemente considerada uma das maiores intérpretes nacionais que esgota as salas por onde passa. Em 2015, 32 anos passados desde que cantou profissionalmente pela primeira vez, resolve fazer um resumo de carreira e edita “No Meu Canto – O Melhor de Rita Guerra”, que serve de base à TOUR 30 Anos.

Neste primeiro concerto do ORQUESTRAE, à voz única de RITA GUERRA junta-se a mestria dos músicos da BANDA FILARMÓNICA MAIORQUENSE, num espetáculo único, absolutamente a não perder.

Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt

CONCERTO com a BANDA SINFÓNICA PORTUGUESA

23 de SETEMBRO | 16h00 | ENTRADA: 10,00 euros

 Com sede na cidade do Porto, a BANDA SINFÓNICA PORTUGUESA (BSP) teve o seu concerto de apresentação no dia 1 de janeiro de 2005 no Rivoli, Teatro Municipal do Porto, onde também gravou o seu primeiro CD. Desde então, a Banda tem vindo a gravar regularmente trabalhos discográficos. A partir de janeiro de 2007, é convidada pela Fundação Casa da Música a apresentar-se regularmente na Sala Suggia, onde tem vindo a interpretar um conjunto de obras originais de compositores portugueses e estrangeiros.
Em março de 2014, a BSP realizou a sua primeira tournée intercontinental pela China, realizando 5 concertos em várias cidades. Participou em julho de 2017 na qualidade de orquestra de referência no panorama internacional, no 18º Festival do World Music Contest, em Kerkrade, e na 17ª Conferência Mundial da World Association for Symphonic Bands and Ensembles, em Utrecht.

agosto 23, 2018

Museu Municipal Santos Rocha - PARA DESCOBRIR : Reservas visitáveis

Visita com acompanhamento técnico
Marcação prévia: servico.educativo@cm-figfoz.pt | 233 402840
25 agosto
14h00 -19h00
Gratuita

JARDINS DE VERÃO - No CAE - Centro de Artes e Espectáculos

JOÃO COUTO - Apresentação do álbum CARTA ABERTA

SEXTA-FEIRA | 24 de AGOSTO | 23h30 | JARDIM INTERIOR
ENTRADA LIVRE

Neste concerto no âmbito do evento JARDINS DE VERÃO, JOÃO COUTO apresentará as canções do seu álbum de estreia CARTA ABERTA, do qual já foram lançados os singles “Canção Só” e o tema que dá título ao álbum.

Nesta sua CARTA ABERTA, JOÃO COUTO revela-se um intérprete, compositor e letrista de recorte clássico, cujas maiores referências tanto passam por nomes como The Beatles e Bruce Springsteen, até Rui Veloso, Jorge Palma e cantautores nacionais mais recentes.

Cantando de um ponto de vista marcadamente pessoal a solidão, a fuga, o amor e o desamor, a rotina e a promessa, o jovem músico está a lançar uma CARTA ABERTA para o futuro e a inscrever-se imediatamente no rol dos melhores cantautores nacionais da atualidade.

ABERTURA DO FIGUEIRA FILM ART - FESTIVAL DE CINEMA DA FIGUEIRA DA FOZ

FRENCH CANCAN, um filme de JEAN RENOIR
SEGUNDA-FEIRA | 27 de AGOSTO | 21H30 | ENTRADA: 4,00 euros

A ação desenrola-se em "Montmartre", em fins do século XIX. A festa do cancan e a construção do Moulin Rouge, por um homem (Jean Gabin) para quem o espetáculo é maior do que a vida, ao qual tudo se submete, e onde Maria Félix é uma sensual rainha do palco. Um espetáculo deslumbrante em que cada plano parece palpitar ao ritmo da dança.

Esta VERSÃO RESTAURADA é uma ANTESTREIA NACIONAL no FIGUEIRA FILM ART 2018, e insere-se no âmbito do extenso ciclo dedicado aos grandes realizadores do cinema francês dos anos 30, 40 e 50 que a Leopardo Filmes está a apresentar.

Realização: Jean Renoir
Intérpretes: Jean Gabin, Françoise Arnoul, Maria Félix
Origem: França, 1954
Género: Musical
Duração: 1h42
M 12 anos – Versão Restaurada | Antestreia Nacional

junho 07, 2018

Mostra documental e nova actividade lúdico-pedagógica para comemorar Dia Internacional dos Arquivos.

O Município da Figueira da Foz assinala do Dia Internacional dos Arquivos com a abertura ao público, dia 9 de junho, de uma mostra documental promovida conjuntamente pelos Arquivos Histórico e Fotográfico Municipais.

A mostra é constituída por documentos da série documental “participações policiais” do início do século XX, pertencente ao Fundo da Administração do Concelho da Figueira da Foz e fotografias de locais ou com referência aos atos descritos nas participações.


A mostra fica patente na Biblioteca Municipal, até 30 de junho.


 


Ainda neste âmbito, o Serviço Educativo Integrado da Cultura promove na Biblioteca Municipal, durante todo o mês de junho, a realização do Jogo “O Guardião do Arquivo”, gratuito, dirigido a alunos do 1º CEB e sujeito a inscrição prévia: 

biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt.

Passeio/almoço motard solidário



Dia 10 de junho o grupo motard «100 Destino» organiza o seu II Passeio/Almoço Motard Solidário, de apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz.


Inscrições: 233 402 260.

Tasquinhas de Santo António no Sport Club de Lavos

 
Dias 15 e 16 de junho o Sport Clube de Lavos promove um espaço dedicado às tasquinhas de Santo António

Sessão de cinema FRANTZ, de FRANÇOIS OZON




SEXTA-FEIRA | 8 de JUNHO | 21H30 |

Após a Primeira Guerra Mundial, a jovem alemã Anna visita todos os dias a campa do seu noivo Frantz, morto em combate. Um dia conhece Adrien, um misterioso jovem francês que também visita a campa de Frantz. A sua presença, tão repentina após a guerra, vai agitar os ânimos na cidade.
Inspirado no filme “O Homem que Eu Matei” (1932), de Ernst Lubitsch.

 
 
 
 
 
Realização: François Ozon
Intérpretes: Paula Beer, Pierre Niney, Johann von Bülow
 
Género: Drama 
Origem: França, 2016
Duração: 1h53
M 12 anos 
 
ENTRADA: 4,00 euros
Bilhetes à venda no CAE e em 

Teatro "O Deus da Carnificina"

O DEUS DA CARNIFICINA
COM DIOGO INFANTE, JORGE MOURATO, PATRICIA TAVARES, RITA SALEMA

30 de JUNHO | 22H00 |
Dois casais, adultos e aparentemente civilizados, encontram-se para resolver um incidente protagonizado pelos seus filhos menores. O que é verdadeiramente sedutor neste confronto é a progressão paradoxal do encontro dos casais. Há uma certa sofisticação na forma como o encontro decorre na tentativa de apurar responsabilidades. O que acontece na realidade é a queda progressiva das máscaras a que nos obrigamos no ato social e um estalar do verniz, que deixa a nu a natureza violenta dos relacionamentos humanos.

Autoria: Yasmina Reza | Tradução, Versão e Encenação: Diogo Infante | Intérpretes: Diogo Infante, Jorge Mourato, Patricia Tavares e Rita Salema | Coprodução: Teatro da Trindade INATEL e Plano 6

M 12 anos

ENTRADA: 8,00 e 10,00 euros

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz acolhe, no próximo dia 14 de junho, pelas 15h00, no Grande Auditório, o espetáculo “(Re)Viver Tradições”, produzido e organizado por Cristiana Santos (aluna da licenciatura em Educação Social na ESECS - IPL e estagiária no Abadias Lar) e integrado no Ano Europeu do Património Cultural.

O evento terá início com a poetisa Clementina Jorge, e terá a participação de diversas residenciais séniores, como Abadias Lar, Quinta do Outeiro -Lar para Idosos, Residência Geriátrica de Alhadas, e conta com a participação pro bono de vários artistas como Inês Brás, Prilysteen Fire, Cordas Mágicas e Cordas com Elas, Academia Roysel Alfonso, A Força e a Magia da Palavra, Academia Eli Carvalho, Irina Lopes, The SpringBreakers e grupo “Fado de Lisboa”.

 

Este evento tem como objetivos fomentar o convívio interinstitucional e intergeracional; valorizar as tradições através das artes e divulgar o trabalho desenvolvido por utentes e instituições. Pretende-se, igualmente, contribuir para o bem-estar e qualidade de vida do público sénior, numa tarde que será de alegria e muita diversão.

Mais se informa que a entrada é gratuita, mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE.

maio 15, 2018

MOVE 2018 no Pavilhão Multiusos


Organizada pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, a V Mostra de Ofertas Vocacionais e de Emprego – MOVE 2018 vai realizar-se nos dias 24 e 25 de maio (5ª e 6ª feira) das 10h30 às 20h30 e das 10h00 às 18h00, respectivamente, no Pavilhão Multiusos do Parque de Estacionamento da Avenida de Espanha.

Esta mostra reúne no mesmo espaço entidades que dão resposta ao nível da educação, da formação e do emprego, proporcionando aos estudantes informação relativa às opções de futuro com que são confrontados nesta etapa das suas vidas.

Paralelamente, estão previstos diversos workshops e um programa de animação que contará com a participação de diversos alunos nas áreas da dança, do canto, da música, da ginástica, grupos musicais, orquestras e tunas académicas.

Museu Fora d' Horas - Figueira da Foz

16 de Maio 2018
21.30
Conversa informal com :
Adelaide Ferreira

abril 24, 2018

iMontemor 3G dinamiza workshop «Novo Regulamento Geral de Protecção de Dados»

A Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (AD ELO) e a Associação Fernão Mendes Pinto, no âmbito do plano de acção do Projecto iMontemor 3G (Programa CLDS 3G) vão realizar o workshop «Novo Regulamento Geral de Protecção de Dados – da Teoria à Prática», que se realizará no dia 27 de abril, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Baixo Mondego, na Abrunheira, das 9 horas às 18 horas, dinamizado pelo especialista Professor Doutor Armando Veiga do ISCAC.

Em maio de 2018, a entrada em vigor, a nível europeu, do novo Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados cria um conjunto de novas obrigações e responsabilidades para as instituições, para as empresas e para os/as cidadãos/ãs.

Qualquer tratamento de dados pessoais deverá ser realizado em conformidade com o presente regulamento e qualquer instituição/empresa responderá pelos danos causados por um tratamento que viole o regulamento.

As inscrições são gratuitas, mas sujeitas a inscrição.
Email imontemor3G@gmail.com ou telemóvel 962 145 447.

02 de Maio - 21.30 Grande Auditório


abril 18, 2018

João Pinto Coelho, vencedor do Prémio LeYa 2017, com a obra « Os Loucos da Rua Mazur». Biblioteca Municipal da Figueira da Foz


CINEMA + CAFÉ CONCERTO | AFTER MOVIE

SEXTA-FEIRA | 27 de ABRIL

CINEMA
O NOSSO ÚLTIMO TANGO | 21H30 | PEQUENO AUDITÓRIO
O filme conta a história de amor entre María Nieves Rego e Juan Carlos Copes, dois famosos bailarinos na história do tango, com produção executiva de Wim Wenders. Uma viagem inesquecível ao coração do tango.
Realização: German Kral
Intérpretes: María Nieves Rego, Juan Carlos Copes, Pablo Verón
Género: Documentário
Origem: Argentina, 2015
Duração: 1h25
M 12 anos




CAFÉ CONCERTO | AFTER MOVIE
BLOOM (JP SIMÕES) | 23H00 | JARDIM INTERIOR
BLOOM é a nova metamorfose de JP SIMÕES, cantor e compositor português que passou por variados projetos como Pop dell'Arte, Belle Chase Hotel ou Quinteto Tati, e que nos últimos anos tem editado a solo.
"Tremble Like a Flower", o seu disco de estreia, foi coproduzido por Miguel Nicolau (Memória de Peixe) e foi lançado em finais de 2016.
ENTRADA LIVRE

abril 09, 2018

Visitas ao Forte de Santa Catarina no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e da comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano sob a temática «Património Cultural de geração em geração», o município da Figueira da Foz promove dia 18 de abril, às 10h00 e 14h30, visitas guiadas ao Forte de Santa Catarina, dirigidas a alunos do 1º e 2º CEB.
O Forte de Santa Catarina é um dos monumentos mais antigos da Figueira da Foz, remontando a sua edificação ao século XVII. Foi recentemente alvo de uma intervenção de restauro e requalificação.
É da junção dos diversos testemunhos, documentais e orais, passados de geração em geração, que se faz a história dos monumentos e é esta história que se pretende agora passar, oralmente, aos mais novos.
A visita dará conhecer, entre outros, os motivos da sua construção naquele ponto da barra do Mondego, a simbologia que o liga a Santa Catarina de Alexandria, que lhe dá o nome, e algumas outras curiosidades.
As inscrições deverão realizar-se até dia 16 de abril, através de correio electrónico: 
 
divulgacao.cultura@cm-figfoz.pt.

Oito cursos profissionais aprovados para a Escola Bernardino Machado - Figueira da Foz

O Ministério da Educação e a Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM – 19 municípios da região) aprovaram a abertura de oito cursos profissionais para o ano lectivo 2018/2019, na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado, sede do Agrupamento de Escolas Figueira Mar.
Estes cursos destinam-se aos alunos que se matriculem no 10º ano (2018/2019), sendo as opções muito diversas.
No presente ano lectivo 46% dos a
lunos da Bernardino Machado já frequentam cursos profissionais.
Na Escola Secundária Dr. Bernardino Machado os alunos poderão optar por cursos científico-humanísticos ou por cursos profissionais muito diversificados, todos de dupla certificação e de nível IV:

- Curso de Técnico de Manutenção Industrial (variante electromecânica).
- Curso de Técnico de Electrónica, Automação e Comando.
- Curso de Animador Sociocultural.
- Curso de Técnico de Desporto.
- Curso de Técnico Auxiliar de Saúde.
- Curso de Técnico de Apoio Psicossocial.
- Curso de Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade.
- Curso de Técnico de Gestão e de Programação de Sistemas Informáticos.

No próximo dia 15 de abril, às 15h30, comemora-se o 2º. aniversário da Academia de Dança da Associação Musical União Filarmónica Maiorquense.


Festa das sopas no GDR da Chã - dia 14 de abril


abril 05, 2018

GEADA, um filme de SHARUNAS BARTAS - CAE - Centro de Artes e Espectáculos


SEXTA-FEIRA 
6 de ABRIL 
21H30 
ENTRADA: 4,00 euros
Rokas e Inga, um jovem casal lituano, voluntariam-se para conduzir uma carrinha de ajuda humanitária para a Ucrânia. Quando os planos mudam, e eles são deixados à sua mercê, atravessam o vasto território coberto de neve da região de Donbass, à procura de aliados e de abrigo, e são arrastados para um mundo afetado pela guerra. Aproximam-se da linha da frente apesar do perigo e, simultaneamente, cresce a intimidade entre ambos, à medida que começam a compreender a vida em tempos de guerra.

Realização: Sharunas Bartas
Intérpretes: Andrzej Chyra, Lyja Maknaviciute, Mantas Janciauskas
Género: Drama
Origem: Lituânia, 2017
Duração: 2h12
M 14 anos

Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt

ANA BACALHAU no CAE - Centro de Artes e Espectáculos

SÁBADO
7 de ABRIL
21H30
ENTRADA: 10,00 euros
ANA BACALHAU, após uma década a dar voz às canções dos Deolinda, anuncia a sua estreia a solo com o muito aguardado álbum NOME PRÓPRIO.
Este trabalho conta com canções escritas por nomes como Samuel Úria, Jorge Cruz, Nuno Prata, Afonso Cruz, Nuno Figueiredo, Capicua, Márcia, Carlos Guerreiro, Francisca Cortesão, António Zambujo e João Monge.
ANA BACALHAU prepara-se agora para transportar as novas canções para o palco, com a energia e entrega que se lhe conhecem, prometendo uma extensa digressão que vai passar pelo CAE.

Bilhetes à venda no CAE e em www.cae.pt

março 28, 2018

“Desporto, Ética e Igualdade” em sessão temática no Paço de Tavarede

O Desporto mobiliza multidões, tanto na sua vertente de competição como ao nível da formação, sendo reconhecida a sua importância no desenvolvimento humano, na dinamização das sociedades e na criação de valor económico e cultural.
No Município da Figueira da Foz existem várias Associações e Clubes que envolvem centenas de jovens em diversas modalidades desportivas. Para além da sua componente física, técnica e tática, o desporto é um instrumento que permite trabalhar competências pessoais e sociais. Neste sentido, a formação desportiva deve incorporar um conjunto de princípios e pressupostos que impulsionem junto dos/as atletas o exercício de uma cidadania ativa.
Assim, o Município da Figueira da Foz e a Associação Fernão Mendes Pinto vão promover no dia 28 de março pelas 20h30 horas, no Edifício Paço de Tavarede, na Sessão Temática “Desporto, Ética e Igualdade”, na qual se pretende apelar ao envolvimento das várias associações desportivas do Município na divulgação de valores de igualdade, cidadania e não-violência, dando assim também um contributo para a implementação do Plano Municipal para a Igualdade de Género da Figueira da Foz.
A participação nesta Sessão é gratuita mas implica inscrição prévia.

Hoje, no seu Jardim da Páscoa, não perca...


Cinema - CAE - Geada

Rokas e Inga, um jovem casal lituano, voluntariam-se para conduzir uma carrinha de ajuda humanitária para a Ucrânia. Quando os planos mudam, e eles são deixados à sua mercê, atravessam o vasto território coberto de neve da região de Donbass, à procura de aliados e de abrigo, e são arrastados para um mundo afetado pela guerra. Aproximam-se da linha da frente apesar do perigo e, simultaneamente, cresce a intimidade entre ambos, à medida que começam a compreender a vida em tempos de guerra.

Realização: Sharunas Bartas
Intérpretes: Andrzej Chyra, Lyja Maknaviciute, Mantas Janciauskas
Género: Drama
Origem: Lituânia, 2017
Duração: 2h12
M 14 anos

março 15, 2018

SOPHIA, a partir da obra infantil de Sophia de Mello Breyner Andresen, apresentado pelo Teatrão e inserido no Festival AR.

17 de MARÇO | 16H00 | Entrada gratuita mediante levantamento de ingresso na bilheteira do CAE

Este espetáculo é uma viagem. Uma viagem que começa dentro de casa, começa na vontade de descobrir o que está para lá dos muros do quintal. Começa numa manhã de Natal. Os limites do quintal levam-nos para uma floresta densa, povoada por anões e fadas, onde encontramos o caminho do mar e nos encantamos por uma menina muito singular – a Menina do Mar. Embalados pelas marés chegamos até à Terra Santa e ao Oriente onde aprendemos a sentir saudade de casa e a voltar a tempo da Ceia de Natal.

«Renascer» na Figueira da Foz - Figueira da Foz quer proteger o futuro da Floresta colocando-o nas mãos das crianças


 

março 12, 2018

O AMANTE DE UM DIA, um filme de PHILIPPE GARREL






A ação centra-se em Gilles, um professor de filosofia interpretado por Ériv Caravaca que namora e vive com uma das suas alunas, Ariane. Tudo está bem até ao dia em que a filha de Gilles, Jeanne, da mesma idade de Ariane, vai morar com eles após acabar a relação em que estava.

Realização: Philippe Garrel
Intérpretes: Eric Caravaca, Esther Garrel, Louise Chevillotte
Género: Drama
Origem: França, 2017
Duração: 1h16
M 14 anos


SEXTA-FEIRA | 16 de MARÇO | 21H30 | ENTRADA: 4,00 euros


 
 
 
 
 
 
 
 
 A seguir a sessão do cinema, pelas 23h00, realiza-se, no Jardim Interior, um CAFÉ CONCERTO | AFTER MOVIE com LINCE.
 
 
ENTRADA LIVRE.



Teatro - Auditório Municipal da Figueira da Foz


Ginásio Clube Figueirense