outubro 25, 2017

Ricardo Araújo Pereira à conversa sobre assuntos.

Receita reverte a favor das vítimas dos incêndios

Concerto de Câmara "In Memoriam de António Fragoso" Auditório Municipal

O Auditório Municipal acolhe, sábado, dia 28 outubro, às 21h30. 
Concerto de Câmara pelo ensemble Pro Musica Antiqua, integrado no programa “In Memoriam de António Fragoso - no centenário da sua morte".

O Pro Musica Antiqua, grupo de 9 instrumentistas que se dedica à música dos séculos XV, XVI e XVII será dirigido pelo maestro Francisco Manuel Relva Pereira através de um vasto programa com obras de Jean-Baptiste Lully, Thomas Morley, William Brade, Anthony Holborn, Adriano Banchieri, Giovanni Gabrieli, G. F. Haendel, H. Purcell, Benedetto Marcelo, Jeremiah Clarke, Maurice Greene, Theodor von Schacht e Jean Joseph Mouret.

Este concerto, que será também realizado nos dias 27 e 29 de outubro no Auditório de S. Pedro - Cantanhede e no Museu Nacional Machado de Castro - Coimbra, respectivamente, tem entrada livre.

Festival 7 Sentidos | "Os três porquinhos"


10 NOV | Auditório Municipal
14h30 (Pré-escolar M4)
15h30 ( 1º CEB -1º ano)
Gratuito

Sujeito a inscrição prévia 
servico.educativo@cm-figfoz.pt

outubro 12, 2017

«In memoriam de António Fragoso» - Comemorações do centenário da morte de António Fragoso

O Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz apresenta dia 21 de outubro, pelas 21h30, o espetáculo «In memoriam de António Fragoso», no âmbito das comemorações do centenário da morte de António Fragoso.

Com o concerto «In memoriam de António Fragoso» inaugura-se um ano de comemorações dedicadas ao centenário da sua morte. Um ano preenchido com muita música, conferências, exposições e espectáculos em Portugal e no estrangeiro.


Sobre este génio da música disse o Pedro de Freitas Branco: “António Fragoso tinha a envergadura para se tornar o maior compositor português de todos os tempos. Era um músico intelectual. A sua vincada personalidade impunha-o tanto à nossa admiração, como o seu génio de compositor… e morrer aos vinte e um anos é quase não ter vivido.”
Neste concerto inaugural celebra-se também a amizade entre António Fragoso e o maestro David de Souza. Por isso, e para além das obras de Fragoso, incluir-se-á uma peça deste figueirense que morreu apenas dez dias antes deste compositor. O alinhamento deste concerto inicia-se com uma estreia mundial e encerra com outra.
Este espectáculo terá transmissão em directo pela RTP2 e conta com o alto patrocínio do Presidente da República.


O preço dos bilhetes é de 15,00 euros por pessoa, à venda na Bilheteira do CAE e em www.cae.pt.

outubro 11, 2017

Sushi e prova de vinhos na Casa dos Pescadores da Costa de Lavos

É já no próximo dia 14, a partir das 20h00, que a Casa dos Pescadores da Costa de Lavos organiza
um festival de sushi e prova de vinhos.

Reservas: cdcosta.lavos@gmail.com

“SÁBIOS COMO CAMELOS” – teatro musical Grupo de Artes de Palco da APPACDM de Coimbra

17 de outubro - 14h00 - Auditório Municipal da Figueira da Foz

Em colaboração com a biblioteca municipal, a APPACDM de Coimbra apresenta no Auditório Municipal da Figueira da Foz, o espetáculo de teatro musical “Sábios como Camelos”, uma adaptação do livro com o mesmo nome de José Eduardo Agualusa.

Tendo como base o espírito da tradição árabe, o espectáculo foi construído tentando conciliar diferentes formas de expressão artística como a música, a dança e o teatro. Estas várias linguagens ligam-se entre si formando uma harmonia mágica.

Participam neste teatro (com música) cerca de trinta jovens do Centro de Atividades Ocupacionais de S. Silvestre e das Unidades Funcionais de Arganil, Montemor-o-Velho e Tocha, acompanhados de oito técnicos.

O espetáculo é dinamizado pelo Grupo de Artes de Palco da APPACDM de Coimbra e está dirigido a alunos do 1º CEB e público em geral.

Atividade gratuita sujeita a inscrição prévia.

outubro 10, 2017

caderno municipal 48

Apresentação Pública - caderno municipal 48 "O Casal da Areia da Vila de Buarcos ", Maria José Rodrigues Mano Ferreira

11 OUT - 18h30 -  Lavadouro de Buarcos

Seminário - Proteção de Dados nas Empresas

Sabe que medidas a sua empresa tem que adoptar para cumprir o Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados?

O objetivo deste ciclo de seminários é sensibilizar e preparar as PME para a importância da implementação das mudanças inerentes ao novo Regulamento, que entra em vigor no dia 25 de maio de 2018, implicando alterações a nível jurídico, tecnológico e processual.


 
  

"Onde a Terra Acaba..." em exposição na Biblioteca Outubro


"Onde a Terra Acaba...", Aucta Duarte
Parceria com a Associação da Amizade e das Artes Galego Portuguesa.

Entrada Livre |Público em geral

TEATRO: Ante-estreia - Sérgio um rapaz da Figueira

Auditório Sítio das Artes - Figueira da Foz
14 OUT | 21h30


Baseado na obra "O Atrevido", de Redondo Junior

outubro 04, 2017

"Sinais da Cultura Portuguesa no Oriente", de António Augusto Menano é apresentado este sábado

Realiza-se no próximo sábado, 07 de outubro, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal, a apresentação pública do Caderno Municipal 47, "Sinais da Cultura Portuguesa no Oriente", que reúne um conjunto de textos da autoria de António Augusto Menano, na sua maioria publicados na Revista Macau, no Suplemento Das Artes das Letras do Primeiro de Janeiro e nos semanários "A Voz da Figueira", "A Linha do Oeste", "Região Bairradina"," O Figueirense", bem como fotografias de viagens realizadas ao Oriente, pelo escritor figueirense.
A apresentação do autor será realizada pelo Dr. António Pedro Pita.

“O Pianista de Hotel” de RODRIGO GUEDES DE CARVALHO é Livro do Mês – OUT. 2017


Concerto para Olhos Vendados | 15 OUT

Museu Municipal Santos Rocha
11h00 | Gratuito
Público em geral | Famílias
Max. 100 px
Inscrição prévia:servico.educativo@cm-figfoz.pt

Atividades AGOSTO Serviço Educativo da Biblioteca Municipal da Figueira da Foz

outubro 03, 2017

comemorações do Centenário da morte do Maestro David de Souza

HOJE | NÃO PERCA | GRATUITO | CONCERT0
3 OUT | 21h30 | Auditório Municipal
 

O Município da Figueira da Foz e a Associação António Fragoso irão, a partir de 03 de outubro de 2017 e até 03 outubro de 2018, homenagear conjuntamente o Maestro David de Souza e António Fragoso, dois grandes vultos da música e da cultura portuguesa, unidos por laços profissionais e de amizade, que faleceram em 1918, vítima de gripe pneumónica, com apenas oito dias de intervalo um do outro.

O Programa Comemorativo do Centenário da morte dos dois músicos incluí diversos eventos musicais, conta, na Figueira da Foz, com a parceria do Conservatório David de Sousa e do Coral David de Sousa, e terá o seu início já na próxima terça-feira, 03 de outubro, pelas 18h00, com a deposição de uma coroa de flores no Busto do Maestro David de Souza, seguindo-se pelas 21h30, no Auditório Municipal, com entrada gratuita, um concerto com a participação da soprano Ana Leonor Pereira, da violoncelista Teresa Valente Pereira e do pianista, António Ferreira, que irão interpretar, entre outras obras, Cantos Portugueses harmonizados por David de Souza.

O programa incluí ainda no mês de outubro, dia 21, pelas 21h30, a realização, no Centro de Artes e Espectáculos, de um Concerto Comemorativo do Centenário da morte de António Fragoso, no qual será tocada uma obra musical de David Souza “Aquarele”.






outubro 02, 2017

Biblioteca expõe espólio musical e promove experiências musico-sensoriais

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Música, que se assinala a 1 de outubro, a Biblioteca Municipal promove no mês de outubro uma mostra em que irá dar a conhecer parte do seu fundo musical. Serão expostas capas ilustradas de cerca de 80 partituras musicais, com ilustrações diversificadas, tanto no traço como nos motivos.

Paralelamente serão promovidas sessões de criação musico-sensorial, gratuitas, destinadas à comunidade escolar e público em geral. Os interessados deverão efetuar inscrição prévia: biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt .

MINHA PEQUENA FIGUEIRA - newsletter